Artigos

Percepções e práticas recomendáveis para a organização de Investor Days

06/03/2014

Em um ambiente competitivo, no qual as decisões de alocação de investimentos estão baseadas nos mínimos detalhes, empresas que buscam maior visibilidade e boas oportunidades de captação de recursos não devem se acomodar. Elas precisam aprimorar constantemente sua comunicação com o mercado e buscar as melhores formas de se aproximarem de seus stakeholders e da comunidade de investidores em geral.

Existem diversas formas para uma empresa aumentar sua exposição no mercado e transmitir seus méritos. O formato de evento conhecido como Investor Day, ou Analyst Day, é um dos mais completos, à medida que dá à empresa a oportunidade de envolver potenciais investidores e formadores de opinião, como jornalistas e analistas, no funcionamento, na realidade e nas perspectivas da Companhia organizadora.

Identificamos algumas das principais dúvidas relacionadas à estrutura e ao conteúdo do evento que costumam surgir para os profissionais de RI por meio deum estudo de percepção com analistas e investidores de diversos setores, que levantou pontos importantes que irão garantir que o próximo Investor Day de sua Companhia seja eficiente e atenda às expectativas do mercado.

É interessante investir em um Investor Day?

O estudo evidencia a importância dada pelos participantes à realização do Investor Days no acompanhamento e análise de uma empresa. Para 40% dos entrevistados, a realização do evento é algo essencial. Já 60% o consideram importante.

As Companhias que promovem Investor Days com certa frequência têm uma oportunidade diferenciada de fornecer conhecimentos aprofundados a sobre seu funcionamento e suas estratégias. É uma oportunidade importante de administração de expectativas, dado que promove um contato diferenciado com do público com a Companhia. Por essa razão, deve-se apresentar com clareza os objetivos da companhia e a forma como pretende alcançá-los, inspirando otimismo e trazendo credibilidade.

Formato e Conteúdo

As informações compartilhadas em um Investor Day devem ser substancialmente diferentes das apresentações rotineiras. Um evento como esse, além de trazer boas oportunidades de investimento e gerar valor para a empresa, direciona a percepção dos investidores. No entanto, para que isso ocorra, é fundamental que se compreenda a expectativa do mercado quanto ao conteúdo apresentado no evento.

Devido à singularidade do evento, não existe uma única estrutura de sucesso para o Investor Day, à medida que esta se adapta às realidades e ao momento da empresa, bem como ao setor em que atua. No geral, os participantes do estudo esperam que seja apresentado conteúdo focado na visão e percepção da Administração e de gestores de divisões estratégicas focadas nos negócios da empresa e de suas perspectivas. Apenas 15% dos entrevistados disseram esperar que o conteúdo seja focado principalmente no acompanhamento dos resultados da empresa, e 10% esperam que as apresentações forneçam especialmente atualizações a respeito do mercado e macroeconomia.

Quando questionados da finalidade da realização do evento para a Companhia, apesar de mais divididos, os participantes convergem no mesmo sentido. O fornecimento de atualizações recorrentes e de insights sobre o funcionamento da empresa foi escolhido por 90% dos respondentes.

Dicas e sugestões

No geral, eventos de sucesso devem analisar brevemente aquilo que foi discutido e prometido no ano anterior, antes de falar em perspectivas, passando uma idéia de compromisso e continuidade.

As apresentações devem ser concisas e objetivas, de forma que seja possível abordar os diferentes temas esperados em tempo adequado e ainda se disponibilize espaço suficiente para uma sessão satisfatória de Perguntas e Respostas. Em linhas gerais, o evento deve trazer principalmente:

  • Atualizações sobre a visão, estratégias e perspectivas da empresa;
  • Explicações e exemplos práticos de seu funcionamento e de seus principais processos e operações;
  • Apresentações a respeito de seus produtos, tecnologias e inovações;
  • Informações importantes relacionadas ao funcionamento, perspectivas e características do setor, a fim de contextualizar a história que está sendo apresentada;
  • Apresentações de convidados especialistas em determinados assuntos - neste caso é preciso ter a certeza de que estes trarão conteúdo relevante e que ajude na compreensão do produto, dos negócios e do cenário em que a empresa está envolvida.

Além das apresentações dos seus principais executivos, a Companhia deve incluir apresentações de gestores que normalmente não interagem com o mercado, para que façam explicações mais especificas a fim de aprofundar a compreensão do funcionamento da empresa por parte dos participantes. Quando conduzidas de forma adequada, estas apresentações levam os participantes a uma percepção de que a empresa conta com uma boa liderança e traz boas expectativas. A presença e a transmissão da mensagem do controlador ou maior acionista da empresa é uma prática interessante mencionada pelos participantes, que, quando possível, pode agregar conteúdo significativo.

Durante o Investor Day, a empresa deve aproveitar-se dos recursos disponíveis para interagir ao máximo com toda a comunidade de investidores e se aproximar aqueles que não estiverem presentes, divulgando conteúdo por meio de plataformas de transmissão e, quando possível, a partir das mídias sociais, como por exemplo, a inclusão de trechos relevantes no Twitter.

Em relação à transmissão externa do evento, 62% dos entrevistados gostariam de ter acesso ao evento via webcast com vídeo. Isto indica que esta prática, ainda pouco utilizada, é bem aceita e agrada os participantes à medida que permite acesso mais completo e dinâmico ao evento.

Apesar de facultativa, a transmissão do evento via webcast atualmente é uma prática extremamente recomendada que, além de dar acesso àqueles que não puderam comparecer ao evento, age na mitigação de riscos de assimetria de informação e na maximização do alcance e do efeito do evento. Além disso, quando solicitado, os webcasts estão associados a materiais como transcrições e áudios que devem ser disponibilizados no site de RI da empresa logo após a realização do evento.

O evento deve ser conduzido em português e contar, quando justificável, com uma estrutura de tradução simultânea numa forma de garantir transparência e a divulgação completa das informações, evitando deixar qualquer parcela dos stakeholders de fora.

Periodicidade e Localização

O estudo mostra que 60% dos entrevistados entendem que o ideal é que se faça o Investor Days anualmente, para que o evento traga conteúdo renovado e para que haja certa continuidade no discurso.

Os entrevistados ficaram divididos quanto à melhor época para se realizar o evento, dado que 35% deles preferem o evento no início do ano, 35% no fim do ano e 30% no meio. O mais indicado é que não se faça o Investor Day próximo às divulgações trimestrais e que se busque aproximar a realização do evento aos anúncios importantes por parte da empresa.

A data do Investor Day não deve coincidir com a realização de outros eventos da companhia, para garantir a participação de todas as pessoas chave. No entanto, é proveitoso realiza-lo imediatamente após ou pouco antes do iníciode conferências e eventos relacionados realizados em localidades próximas (conferências de bancos, workshops, etc).

O evento deve ser realizado apenas em dias de semana e preferencialmente na parte da manhã, podendo estender-se até o início da tarde, como indicado pelas respostas coletadas, que somam a preferência de 37% dos participantes para o período da manhã e de 33% para período integral. O período da tarde também foi bastante mencionado pelos participantes e deve ser considerado como uma alternativa válida.

Não iniciar o evento muito cedo é uma forma de incentivar a participação, à medida que permite que participantes desloquem-se no mesmo dia para o local do evento, mesmo vindo de outros estados/cidades. Proporcionar momentos de interação entre participantes e o management será sempre muito bem visto. Estes momentos são muito esperados e apreciados, especialmente por analistas.

As preferências dos entrevistados quanto ao local de realização do evento são bem claras. É preferível que se organize o evento no local de produção, indústria ou prestação de serviço caso a empresa possa apresentar instalações que facilitem na compreensão de suas operações e negócios. Caso não haja justificativas para tanto, a preferência dos respondentes é que se realize o evento em centros financeiros de grandes capitais, como na Avenida Paulista, em São Paulo (30%).

Encontrar o modelo ideal de Investor Day para a sua companhia exigirá tentativas, experimentação e bastante esforço. Estudos de percepção, que podem ser conduzidos tanto antes quanto após a realização do evento, funcionam como uma ferramenta bastante válida no aprimoramento da organização e o no sucesso de eventos como este, à medida que demonstram as expectativas e preferências dos principais interessados, ou, então, coletam e expressam as impressões deixadas por eventos passados, possibilitando a identificação do que pode ser melhorado e do que deve ser mantido.

Rui Murua
Analista da MZ
rui.murua@mzgroup.com
+55 11 3529-3628
www.mzgroup.com