Relações com Investidores

José Carlos Doherty é reeleito presidente do Comitê Consultivo de Membros Afiliados da Iosco

06/10/2014

O superintendente geral da ANBIMA, José Carlos Doherty, foi reeleito presidente do AMCC (Comitê Consultivo de Membros Afiliados, na sigla em inglês) da Iosco (Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários, na sigla em inglês). O mandato tem duração até 2016.

Comandado por Doherty desde maio de 2012, o grupo é formado por 64 integrantes entre eles autorreguladores, bolsas de valores, entidades de infraestrutura de mercado e associações internacionais e locais. Seu objetivo é discutir assuntos relacionados às atividades de monitoramento e supervisão de mercados.

Entre os planos para o próximo ano estão a expansão dos grupos de trabalho do comitê, incluindo a organização de discussões sobre desenvolvimentos regulatórios e temas que representam desafios para a regulação.

Também terão continuidade os trabalhos das três forças-tarefa criadas desde que Doherty assumiu a presidência do grupo. A primeira delas tem por objetivo a identificação de riscos emergentes, e as outras duas visam elaborar um relatório sobre ameaças cibernéticas, com base em pesquisa aplicada junto a 56 membros e integrantes de mercado, e consolidar a cooperação com o departamento de pesquisa da Iosco para o fornecimento de dados globais sobre fundos de investimento.

Para os próximos anos, o AMCC prevê, também, uma maior cooperação com o Comitê de Mercados Emergentes junto com a participação das áreas de Treinamento e Riscos Emergentes nos debates.

Em seu primeiro mandato, Doherty conduziu duas edições do treinamento oferecido aos reguladores e promoveu a discussão e troca de experiências entre as entidades representadas e demais fóruns da Iosco. Desde setembro de 2013, ele passou a ser membro observador do Conselho da Iosco, sendo o primeiro participante que não pertence a um órgão regulador estatutário.

Fonte: Anbima