Relações com Investidores

Companhias podem se inscrever para carteira 2015 do Índice de Sustentabilidade Empresarial

02/07/2014

O CISE (Conselho Deliberativo do Índice de Sustentabilidade Empresarial) recebe até o dia 8 de agosto as inscrições para participar do processo seletivo para a carteira de 2015 do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da BM&FBovespa.

O índice é um instrumento que analisa a desempenho das empresas sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, tendo por base critérios como eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. O objetivo é criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade, estimulando analistas e investidores a incorporarem esses critérios em suas análises.

"Ao participar do ISE, as empresas se comprometem a inserir os processos de sustentabilidade em toda a estrutura da organização, contribuindo para que os mercados brasileiros sejam mais equilibrados em termos de riscos e oportunidades," diz José Carlos Doherty, superintendente geral da ANBIMA e membro do CISE.

As companhias interessadas em participar devem preencher o questionário de seleção, que avaliará os inscritos com base em diferentes aspectos de sustentabilidade. Podem participar as empresas emissoras das 200 ações mais líquidas listadas na bolsa.

Para integrar a carteira, as companhias seguem um ciclo de atividades anual, que prevê a participação em workshops para debate do conteúdo do questionário, base do processo seletivo, consulta e audiência pública, além de reunião individual com o GVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade FGV-EAESP).

A atual carteira do ISE conta com 51 papéis de 40 companhias de 18 diferentes setores. O valor de mercado corresponde a aproximadamente 47% do total das empresas negociadas na Bolsa. Em termos de rentabilidade, o ISE apresentou desde a sua criação, em dezembro de 2005, uma valorização de 140%.

Mais informações podem ser encontras no site do ISE.

Fonte: Anbima