Bolsa

Comentários sobre o Mercado - 09/09/2015

  • Os mercados de ações têm apresentado volatilidade durante as últimas semanas enquanto os investidores tentam avaliar o impacto sobre o crescimento global da economia chinesa em desaceleração.
  • No entanto, a confiança do consumidor mostrou sinais de melhora na quarta-feira após um anúncio do ministro das finanças da China na tarde de terça-feira de que o país implementaria uma política fiscal "mais enérgica" para incentivar a economia.
  • O Federal Reserve decidirá se vai aumentar as taxas de juros em sua reunião de dois dias com início em 16 de setembro.
  • Lideranças da oposição reagiram nesta terça-feira, 8, à possibilidade de a área econômica do governo recorrer a elevação de alíquotas de tributos que não precisam de aprovação do Congresso para tentar reduzir o rombo no Orçamento da União. Para essas lideranças, um decreto presidencial, se for levado adiante, demonstra o autoritarismo de um governo que está perdido. Os oposicionistas podem até tentar anular a medida por meio da aprovação, no Congresso, de uma proposta de decreto legislativo. Conforme noticiou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, na segunda-feira, 7, estão nessa lista de potenciais aumentos a Cide, incidente sobre combustíveis o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o sobre Operações Financeiras (IOF). O líder da oposição no Senado, Alvaro Dias (PSDB-PR), disse que, se isso ocorrer, vai apresentar um projeto de decreto legislativo para sustar os efeitos da elevação de impostos.
  • O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse nesta terça-feira, em Paris, que o aumento do Imposto de Renda da pessoa física pode ser um dos caminhos para auxiliar no ajuste fiscal, juntamente com a redução de despesas. "O Brasil tem menos impostos sobre a renda da pessoa física do que a maior parte dos países da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico]. É uma coisa para a gente pensar", disse Levy, após encontro com o ministro francês das Finanças, Michel Sapin. "Pode ser um caminho [o aumento do Imposto de Renda]. Essa é a discussão que estamos tendo agora e que acho que tem de amadurecer mais rapidamente no Congresso", declarou Levy.
  • Brasil e África do Sul estão no topo de uma lista de mercados emergentes cujas notas de crédito são ameaçadas pela desaceleração do crescimento e pelo aumento dos déficits orçamentários, de acordo com a Fitch Ratings. Os ratings de crédito em toda a América Latina também estão sob pressão, conforme o ciclo de baixa dos preços das commodities se aprofunda e a estagnação da economia do Brasil empurra toda a região para a contração, afirmou a diretora sênior de ratings soberanos da Fitch, Shelly Shetty, em uma conferência em Londres.
  • A inadimplência do consumidor diminuiu 2% em agosto, na comparação com julho, feitos os ajustes sazonais, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC, divulgados nesta terça-feira. Na comparação com o mesmo período do ano passado, contudo, houve aumento de 3%. De janeiro a agosto, a alta é de 1,1% sobre o mesmo intervalo em 2014. A Boa Vista avalia que, mesmo com a piora dos indicadores da economia nos últimos meses, como aumento do desemprego, elevação dos juros e tributos, a maior cautela de consumidores e concedentes de crédito tem prevalecido sobre os demais fatores, contribuindo para que não se observe grande aumento na inadimplência das famílias.
  • Com a venda da BR Distribuidora adiada indefinidamente, a Petrobras vai se dedicar à venda da Gaspetro. Apesar de nove empresas terem manifestado, sozinhas ou por meio de associações, interesse na subsidiária que detém participações em quase todas as distribuidoras de gás canalizado do país, ficaram no páreo duas asiáticas: a chinesa Beijing Gas e a japonesa Mitsui. Esta última já é sócia da Petrobras em oito distribuidoras de gás no país.. A lista inicial de interessados pela Gaspetro incluía alguns gigantes como a franco--belga Engie (antiga GDFSuez), a Gas Natural Fenosa (que controla a CEG Rio e a Gas Natural SPS), a americana Washington Gas, a Cosan (controladora da Comgás), a também japonesa Marubeni (que ficou em terceiro lugar na avaliação da Petrobras), além da Mitsui e da Beijing Gas. Como sócios investidores interessados em entrar como financiadores e que desistiram sem avançar em propostas estavam o Gávea Investimentos e o Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB), que detém ativos de 268 bilhões de dólares canadenses.

Índices

Nome

Atual

%Variação

Dow Jones Industrial Average

16.630,00

1,08%

S&P 500 Index

1.984,75

0,97%

Nasdaq Composite Index

4.350,25

1,20%

Ibovespa

47.559,07

1,70%

Índices Globais

Japão: Nikkei

18.770,51

7,71%

China: Shanghai

3.397,55

2,29%

Hong Kong: Hang Seng

22.131,31

4,10%

Alemanha: DAX

10.451,81

1,76%

França: CAC 40

4.718,49

2,61%

Londres: FTSE

6.272,90

2,06%

Commodities

Petróleo Bruto WTI (NYM $/bbl)

$45,56

-0,83%

Ouro ($/oz)

$1.117,20

-0,34%