Bolsa

Comentários sobre o Mercado

26/08/2015

  • Os índices futuros nos EUA avançam e indicam forte rally em Wall Street após a China anunciar medidas de estímulo da economia.
  • No cenário econômico, os pedidos de bens duráveis nos EUA subiram 2% em julho, liderados pela demanda por automóveis e hardware militar.
  • As ações da Abercrombie & Fitch registraram alta de 15% após o grupo varejista superar as estimativas de resultados e vendas no segundo trimestre fiscal.
  • As ações da Nike avançam 3,4% antes da abertura do mercado, após um upgrade de analistas da Susquehanna Financial Group.
  • O doleiro Alberto Youssef, figura central da Operação Lava Jato, participou da CPI da Petrobras nesta terça-feira. Questionado se Youssef sabia de informações de que o senador Aécio Neves (PSDB¬MG) teria recebido dinheiro de propina relativa a contratos da estatal Furnas, o doleiro respondeu: "Eu confirmo por conta do que eu escutava do deputado José Janene que era meu compadre e eu era operador", disse Youssef. O deputado Janene, do PP, morreu em setembro de 2010. Nota do PSDB divulgada em seguida desmente a afirmação. "Como já foi afirmado pelo advogado de Alberto Youssef e, conforme concluiu a Procuradoria Geral da República (PGR) e o Supremo Tribunal Federal (STF), as referências feitas ao senador Aécio Neves são improcedentes e carecem de quaisquer elementos que possam minimamente confirmá¬-las", diz o partido. O PSDB afirma ainda que "não se tratam de informações prestadas, mas sim de ilações inverídicas feitas por terceiros já falecidos".
  • A Caixa Seguridade entrou com pedido de análise de oferta pública inicial de ações junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A oferta, que será feita no Brasil e no exterior, é secundária. O BB Investimentos atuará como coordenador líder. Também o IRB Brasil Re entrou com pedido de oferta inicial de ações. A oferta é secundária e contará com a venda de ações detidas por BB Seguros, Bradesco Seguros, Itaú Seguros e Itaú Vida e Previdência, de acordo com a minuta do prospecto preliminar da operação. A oferta tem como coordenador líder o Bradesco BBI. A expectativa é que, a partir de 8 de setembro, a resseguradora promova um "road show" para potenciais investidores. A definição do preço da oferta, ainda não confirmada em prospecto, deve ocorrer em 15 de outubro.
  • O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, afirmou hoje que a instabilidade no mercado chinês causa preocupação para a economia global, mas que o Brasil está menos vulnerável por não ter tanta dependência do comércio exterior. "O Brasil tem um lado que nos ajuda nessa hora. A parcela que o Brasil exporta do PIB é relativamente pequena. As exportações representam 10% do PIB. Em alguns países, como na Alemanha, é de 40%", afirmou.
  • A presidente Dilma Rousseff garantiu nesta terça-feira que o Brasil vai superar o momento de instabilidade econômica. A petista, no entanto, frisou que, quanto antes forem implementados os ajustes, mais rápida será a recuperação. Além disso, alfinetou a oposição ao declarar que o pessimismo só atrapalha na busca pela estabilidade das contas públicas. "Vamos superar esse momento de dificuldade. Quanto mais rápido fizermos (ajustes), mais rápido será a superação das dificuldades. Jamais é aceitável que se torça para o pior acontecer, porque quem paga é a população", disse a petista ao participar da cerimônia de entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida no interior paulista.
  • Nem mesmo a Operação Lava¬Jato foi capaz de fazer com que a Petrobras e a Odebrecht perdessem o status de "empresas dos sonhos" dos jovens. Elas ocupam, respectivamente, a segunda e a terceira colocações desse pódio, atrás apenas do campeão Google. Os dados são de uma pesquisa da Nextview People com 67.896 jovens brasileiros, sendo que 84% têm entre 17 e 24 anos e 16%, entre 25 e 26 anos.
  • Mesmo num cenário de economia debilitada, a Rede D‘Or, maior rede de hospitais do país, com as bandeiras São Luiz e D‘Or, planeja investir no mínimo R$ 500 milhões nos seus projetos de expansão em 2016. Trata¬-se do mesmo montante destinado pelo grupo neste ano. Segundo Heráclito Gomes, presidente da Rede D‘Or, a companhia vem de um processo agressivo de crescimento, principalmente por meio de aquisições, e não é possível desacelerar os investimentos de uma só vez, ainda que ocorresse uma forte desaceleração no segmento de saúde. Nos últimos seis meses, foram fechadas quatro aquisições e atualmente o grupo tem cerca de 30 hospitais, distribuídos nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Recife.

Índices

Nome

Atual

%Variação

Dow Jones Industrial Average

16.055,00

2,14%

S&P 500 Index

1.914,75

2,24%

Nasdaq Composite Index

4.133,00

2,59%

Ibovespa

44.921,01

0,84%

Índices Globais

Japão: Nikkei

18.376,83

3,20%

China: Shanghai

3.066,64

-1,28%

Hong Kong: Hang Seng

21.080,39

-1,52%

Alemanha: DAX

10.132,85

0,05%

França: CAC 40

4.574,47

0,21%

Londres: FTSE

6.086,31

0,08%

Commodities

Petróleo Bruto WTI (NYM $/bbl)

$39,22

-0,23%

Ouro ($/oz)

$1.124,80

-1,19%