Bolsa

Comentários sobre o Mercado - 14/08/2015

  • A volatilidade das ações ao redor do mundo diminuiu na sexta-feira pela manhã após a estabilização da moeda chinesa, e até registraram uma discreta alta, após sua maior desvalorização em duas décadas.
  • Os legisladores gregos aprovaram um novo acordo de resgate de 86 bilhões de euros, que dizem incluir abrangentes reformas econômicas e cortes orçamentários por parte dos credores do país. Qualquer atraso em aprovar o acordo de resgate, no entanto, gera um risco de que o pacote não seja aprovado antes que um pagamento de 3,2 bilhões de euros fique em aberto com o BCE em 20 de agosto. Espera-se que o acordo seja aprovado pelos ministros de finanças da zona euro hoje, mas ele pode ter que enfrentar um desafio ainda maior quando a Alemanha for votar na próxima semana.
  • Os preços do petróleo voltaram a seu valor mais baixo em seis anos à medida que os grandes estoques e as paradas de refinarias aumentam as preocupações com o excesso de oferta, ao mesmo tempo em que o Yuan chinês desvalorizado aumenta a pressão sobre os mercados de commodities. Mais tarde hoje, a Baker Hughes publicará a última estimativa do número de plataformas de petróleo dos Estados Unidos, que muitos veem como uma evidência da atividade na indústria de xisto em expansão.
  • Em discurso para integrantes de diversos integrantes sociais no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff fez uma referência à bomba jogada no Instituto Lula, localizado em São Paulo, no fim de julho, ao dizer em seu discurso que o país precisa de diálogo e "botar bomba em qualquer lugar não é diálogo". "As pessoas que pensam diferente da gente precisam ser respeitadas. Ninguém pode chamar de diálogo a intolerância", disse Dilma. Para especificar as constantes tentativas de golpe no país, a presidente citou uma frase famosa de Carlos Lacerda, que apoiou o golpe contra Getúlio Vargas. O Brasil não deve ficar "naquele golpismo que era sintetizado pelas palavras do Lacerda: Não deve ser eleito, dizia sobre o Getúlio Vargas. Se eleito, não deve ser empossado. Se empossado, não deve governar. Se governar deve ser apeado do governo. Essa é a síntese da trajetória do golpe no Brasil", disse a presidente. Já no fim do seu discurso, a presidente prometeu que tomará medidas "para que esse país volte a crescer o mais rápido possível". "Não estou aqui para resolver todos os problemas neste ano, estou aqui para entregar este país muito melhor no dia 31 de dezembro de 2018", concluiu ela.
  • A empresa de alimentos mineira Forno de Minas pediu um registro de companhia aberta na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A companhia, que tem sede em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, apresentou o pedido à autarquia no dia 11 de agosto. O pedido ainda está sendo analisado.
  • O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, disse hoje que a motivação para o adiamento no prazo para que a presidente Dilma Rousseff apresente sua defesa em relação às contas de 2014 são dez decretos considerados irregulares pelo Ministério Público. Eles acrescentam R$ 26 bilhões aos R$ 78 bilhões em irregularidades na execução orçamentária já apontados nos 13 itens listados no pedido inicial de explicações do TCU à presidência. O novo prazo de resposta se encerra em 28 de agosto. A data de votação pelo TCU será definida por ele, e deve ocorrer em setembro, mas dependerá da apreciação das respostas que será feita pela área técnica do TCU.
  • O nível de emprego na indústria paulista caiu 1,07% em julho, informou hoje a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O recuo equivale ao fechamento de 30,5 mil empregos no mês, na comparação com junho, o pior julho desde 2006, quando começa a série da Pesquisa de Nível de Emprego da Fiesp. No acumulado de janeiro a julho, a indústria fechou 92,5 mil postos de trabalho, depois de ter encerrado em 2014 com 130 mil vagas a menos.
  • O Banco Central (BC) decretou a liquidação extrajudicial do Banco BRJ S.A. em decorrência do comprometimento patrimonial e do descumprimento de normas aplicáveis ao sistema financeiro. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, o BRJ é uma instituição financeira de pequeno porte, que detêm 0,003% dos ativos do sistema financeiro e 0,006% dos depósitos. A instituição está autorizada a operar as carteiras de crédito imobiliário e de investimento e possui uma agência na cidade do Rio de Janeiro.
  • A lista de propostas anticrise apresentada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sofreu mais uma modificação. O peemedebista retirou do documento a ideia de acabar com o Mercosul. Na nova versão do texto, fala apenas em "expandir a possibilidade de firmar acordos bilaterais e multilaterais". A mudança foi divulgada depois de Renan se encontrar com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro. Ao final da reunião, Monteiro afirmou que o fim do bloco não seria vantajoso para o País.

Índices

Nome

Atual

%Variação

Dow Jones Industrial Average

17.343,00

-0,15%

S&P 500 Index

2.076,50

-0,19%

Nasdaq Composite Index

4.509,00

-0,18%

Ibovespa

47.705,11

-0,63%

Índices Globais

Japão: Nikkei

20.519,45

-0,37%

China: Shanghai

4.154,38

0,27%

Hong Kong: Hang Seng

23.991,03

-0,12%

Alemanha: DAX

10.971,58

-0,39%

França: CAC 40

4.953,76

-0,66%

Londres: FTSE

6.552,86

-0,24%

Commodities

Petróleo Bruto WTI (NYM $/bbl)

$42,43

0,47%

Ouro ($/oz)

$1.117,40

0,16%