Bolsa

Comentários sobre o Mercado

17/07/2015

  • Os resultados do Google superaram significativamente as expectativas dos analistas, com crescimento da receita acima do esperado e controle rígido dos custos. Na primeira vez que falou aos investidores, a nova Diretora Financeira, Ruth Porat, disse que o Google irá controlar suas despesas, enquanto executa ações para crescimento.
  • A General Electric Co. registrou receita acima do esperado e lucro ajustado no segundo trimestre, devido ao aumento do lucro do seu negócio core industrials. As ações subiram 1,7% durante as negociações antes da abertura do mercado.
  • A família Lee, controladora do conglomerado Samsung, comemorou uma grande vitória contra o fundo norte-americano Elliott Associates quando os acionistas aprovaram uma fusão de US$8 bilhões entre duas afiliadas da Samsung com o objetivo de consolidar o controle do herdeiro Lee Jae-yong sobre a joia do conglomerado, a Samsung Electronics.
  • Com relação aos dados econômicos dos EUA, o número de residências novas subiu 9.8% para uma taxa anualizada de 1,17 milhões, contra um número revisado de 1,07 milhões em maio que ficou acima da estimativa inicial, de acordo com o Departamento de Comércio.
  • Os legisladores alemães devem autorizar Berlim a negociar um terceiro resgate multibilionário para a Grécia, apesar de o Ministro das Finanças Wolfgang Schaeuble questionar se esse resgate seria bem sucedido. Ontem, o Banco Central Europeu aumentou o financiamento emergencial para ajudar os bancos do país endividado, enquanto os ministros das finanças da UE aprovaram um empréstimo ponte de 7 bilhões de euros, possibilitando que Atenas honrasse um pagamento de título na próxima segunda-feira e quitasse suas pendências com o FMI. Os bancos gregos devem abrir na segunda-feira, mas os controles de capital devem continuar em vigor.
  • A Petrobras começa a receber hoje as propostas pelas 19 distribuidoras de gás reunidas na Gaspetro. Já as propostas por sete campos de petróleo no pré-¬sal brasileiro, que estão em diversas fases de exploração, deverão ser entregues no dia 31 deste mês. Ainda estão em fase de formatação do modelo de venda outros ativos na longa lista prevista para desinvestimento da estatal, como a TAG (que será dividida em duas), Braskem e Transpetro, só para citar algumas. A abertura de capital da BR Distribuidora também está marcada para os próximos meses.
  • O superávit primário acumulado pelo governo central no primeiro semestre está "ao redor de zero". Isso significa que o Tesouro Nacional, INSS e Banco Central terão que economizar integralmente os R$ 55 bilhões da meta fiscal estabelecida para 2015 a partir de julho, um esforço quase impossível num cenário de queda da arrecadação e crescimento econômico negativo. Os números foram apresentados à presidente Dilma Rousseff esta semana em reunião com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
  • O principal acionista minoritário das empresas em que a Gerdau anunciou a compra de participações é o Itaú BBA. A afirmação é possível a partir de informações prestadas pelo banco no prospecto de oferta de ações da companhia que coordenou em 2011. No documento, o Itaú BBA divulga participações acionárias adquiridas no grupo em 2005. O banco declarou ter 2,83% da Gerdau Açominas, sendo que a Gerdau anunciou a compra de fatia de 3,5% dessa empresa.
  • Menos de três anos após assumir a liderança da PDG Realty, Carlos Augusto Piani deixará o comando da companhia e será substituído por Márcio Trigueiro, que era presidente da Sascar Tecnologia e Segurança Automotiva e sócio da GP Investments. A nova gestão terá como pilares a monetização de ativos da PDG, a redução de custos e a diminuição do endividamento da companhia. A transição do comando ocorrerá em um mês.
  • O Carrefour continua a crescer de forma mais acelerada que o Grupo Pão de Açúcar (GPA), do grupo Casino, na área alimentar no país neste ano, mas a diferença nas taxas de expansão se reduziu. Isso, segundo analistas, pode indicar que a área de hipermercados do GPA está reagindo. Se esta recuperação se confirmar, a disputa entre as duas varejistas tende a acirrar-se neste segundo semestre.

Índices

Nome

Atual

%Variação

Dow Jones Industrial Average

18.008,00

-0,07%

S&P 500 Index

2.117,75

0,04%

Nasdaq Composite Index

4.618,50

0,45%

Ibovespa

53.069,75

0,32%

Índices Globais

apão: Nikkei

20.650,92

0,25%

China: Shanghai

4.146,03

3,50%

Hong Kong: Hang Seng

25.415,27

1,00%

Alemanha: DAX

11.704,08

-0,11%

França: CAC 40

5.131,16

0,19%

Londres: FTSE

6.781,62

-0,22%

Commodities

Petróleo Bruto WTI (NYM $/bbl)

$50,32

-1,16%

Ouro ($/oz)

$1.143,20

-0,55%