Bolsa

Comentários sobre o Mercado

17/06/2015

  • Na quarta-feira, os índices de futuros das bolsas dos EUA sofreram pouca alteração, uma vez que os investidores permaneciam cautelosos em antecipação a uma atualização da política monetária pelo Federal Reserve.
  • A reunião de dois dias do Fed para discutir a política termina na quarta-feira com a divulgação de sua mais recente declaração sobre a política e projeções econômicas atualizadas às 14:00 (horário da costa leste). As informações estiveram conflitantes na economia dos Estados Unidos este ano, incluindo uma contração do crescimento no primeiro trimestre, reduzindo as chances de um aumento de taxa nesta reunião. O Fed não aumenta as taxas de juros desde junho de 2006.
  • Rumores sobre a situação financeira da Grécia continuaram no segundo plano. O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse na quarta-feira que somente seu governo tomará decisões duras sobre o futuro do país e qualquer acordo de resgate em potencial.
  • A fabricante de Botox Allergan concordou em comprar a Kythera Biopharmaceuticals para aproximadamente US$2,1 bilhões. A Kythera está se preparando para lançar uma injeção para reduzir o que chamamos de papadas. As ações da Allergan ficaram estáveis na negociação antes da abertura do mercado, enquanto as da Kythera subiram 23%.
  • Em mais um desgaste do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, a base aliada do governo fechou acordo para a Câmara dos Deputados votar o projeto que reduz a desoneração da folha de pagamentos até amanhã.
  • O governo Dilma Rousseff e líderes da base aliada fecharam um acordo para aprovar a última medida do pacote fiscal o projeto que reduz a desoneração da folha de pagamento, fixando uma taxação mais favorável para os setores de transporte de passageiros, comunicação (como empresas jornalísticas), call center, aves, massas e pães, pescados e suínos. Em troca, o Planalto assumiu o compromisso de não vetar algumas emendas de interesse dos aliados do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), incluídas na MP que aumentou a taxação de produtos importados.
  • A indústria brasileira do aço enfrenta sua maior crise desde 2009, quando foi atropelada pela debacle do banco Lehman Brothers, nos EUA, em setembro de 2008, que arrastou toda a economia mundial. Na época, teve de fechar seis altos-fornos, mas praticamente não foi obrigada a demitir. Agora, acaba de registrar recuo nas vendas interna, em maio, acima de 22% sobre o volume de um ano atrás, e o consumo aparente do mercado no país, somando importação com despachos locais, teve retração de quase 23%. Neste momento, o setor já computa 11,2 mil demissões de funcionários desde junho de 2014.
  • A operadora de telecomunicações TIM lançou ontem um aparelho que vai integrar os conteúdos de TV digital gratuita, Netflix, YouTube e TV paga da TV Alphaville. A novidade, chamada Live TIM Blue Box, é uma aposta da empresa para oferecer conteúdo de TV paga e se aproximar da oferta de serviços das outras grandes operadoras - Oi, Telefônica e Claro (do grupo mexicano América Móvil, dono na Net) - que há anos estruturaram suas ofertas de TV por assinatura. A TIM não vai comprar conteúdo, como as concorrentes, mas trabalhar com parcerias.
  • O presidente do Banco do Brasil (BB), Alexandre Abreu, afirmou que um dos focos da instituição é investir no atendimento a clientes por meio de canais digitais. Uma das iniciativas nessa área teve início em março, com um projeto-piloto em Joinville (SC). Nesse projeto, clientes com renda a partir de R$ 4 mil estão sendo atendidos por gerentes que não ficam alocados em agências físicas e atendem em horário estendido - das 8h às 22h - por meio do telefone e da internet.

Índices

Nome

Atual

%Variação

Dow Jones Industrial Average

17.862,00

0,20%

S&P 500 Index

2.092,00

0,14%

Nasdaq Composite Index

4.456,50

-0,11%

Ibovespa

53.039,20

-1,23%

Índices Globais

Japão: Nikkei

20.219,27

-0,19%

China: Shanghai

5.203,27

1,66%

Hong Kong: Hang Seng

26.753,79

0,70%

Alemanha: DAX

10.990,85

0,48%

França: CAC 40

4.795,97

-0,91%

Londres: FTSE

6.687,33

-0,34%

Commodities

Petróleo Bruto WTI (NYM $/bbl)

$60,94

1,62%

Ouro ($/oz)

$1.178,20

-0,23%