Bolsa

Orientação contábil pode reduzir excesso de informações

10/12/2014

Entrou em vigor no dia 11 de novembro uma diretriz contábil que promete reduzir o tamanho das demonstrações financeiras, em especial das notas explicativas. A legislação e as regras vigentes já dão ênfase à ideia de que os balanços devem priorizar as informações relevantes ao usuário. Porém, como a divulgação de dados desnecessários persiste, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) formulou um documento com indicações e esclarecimentos sobre o tema.

A OCPC07 orienta as empresas a divulgar as "informações relevantes (e apenas elas) que de fato auxiliem os usuários", sejam eles investidores, sejam credores. Além disso, aconselha a não repetir fatos, políticas e informações.

Também recomenda que a administração da companhia elabore uma nota de declaração de conformidade. Nela, assumirá que o balanço evidenciou apenas as informações relevantes e que elas correspondem às utilizadas pela gestão. A declaração tem um propósito claro: fazer as empresas refletirem a respeito da pertinência dos dados apresentados.

Fonte: Revsta Capital Aberto
Autor: Yuki Yokoi
Link: http://goo.gl/lMc0vS