Bolsa

Grupo de trabalho discute padronização de debêntures

29/09/2014

No mês de setembro, foi formado grupo para elaborar uma proposta de padronização para escrituras de debêntures. O trabalho é uma das iniciativas para atender à prioridade estratégica da Associação de fortalecer o mercado de capitais no país.

Iniciado em maio com a identificação das cláusulas que necessitam de maior uniformização, as discussões entram na segunda fase, a da elaboração do documento. O objetivo é facilitar a compreensão das características do ativo pelos investidores e a sua precificação, melhorando as condições para sua negociação no mercado secundário. Já foram realizadas duas reuniões, nos dias 5 e 12 de setembro, e a próxima acontecerá no dia 26.

O grupo é composto pelos diferentes participantes deste mercado, como estruturadores, agentes fiduciários, traders, escritórios de advocacia. Entre eles estão representantes dos Comitês de Precificação de Ativos, Finanças Corporativas e Fundos de Renda Fixa & Multimercado. A diretora da ANBIMA Carolina Lacerda é a responsável pelo grupo na Diretoria.

As escrituras de debêntures são documentos que trazem as características destes ativos como indexador, prazo, fórmulas de cálculo, entre outros.

Fonte: Anbima