Brasil

Função ‘máquina do tempo‘ mostra mudanças em cidades no Street View

23/04/2014

Google lançou recurso no serviço do Google Maps.
Usuários podem ver mudanças nas cidades.

O Google adicionou uma nova função ao Street View, que permite voltar no tempo e ver como eram as ruas das cidades do ponto de vista dos pedestres anos atrás. De acordo com a empresa, a novidade é uma "cápsula do tempo digital do mundo".

Serão usadas imagens do Street View dos últimos sete anos do serviço para criar a viagem no tempo.

"Se você alguma vez sonhou em ser um viajante no tempo como ‘Doc Brown‘, esta é a sua chance", disse o gerente de produtos do Street View Vinay Shet, referindo-se ao personagem do filme de 1985 "De Volta para o Futuro".

Imagens dos arquivos do Street View desde 2007 podem ser exploradas no Google Maps. Entre os exemplos exibidos estão a construção de um estádio da Copa do Mundo no Brasil e a reconstrução do Japão após o terremoto e tsunami de 2011.

"Se você é uma criança hoje, daqui a 50 anos poderá visualizar as transformações em sua antiga vizinhança", disse o vice-presidente sênior de operações da Google, Urs Holzle.

As localidades que possuem a máquina do tempo terão um pequeno ícone de um relógio no canto superior esquerdo da tela. Ao selecionar a opção, o usuário deve mover uma barra para ver as imagens se modificarem e "voltarem no tempo".

Por enquanto a função está disponível apenas na versão para navegadores do Google Maps e começa a ficar disponível para todos usuários a partir desta quarta-feira (23). Todos os usuários do serviço terão acesso ao recurso de "máquina do tempo" nas próximas semanas.

Fonte: g1.globo.com/