Brasil

"Relate ou Explique" passa a estimular o relato integrado entre as empresas listadas

11/04/2014

A BM&FBOVESPA dá início o Ciclo 2014 do "Relate ou Explique" com uma novidade: num processo de evolução e alinhada ao movimento internacional de integração de informações financeiras e não financeiras nos relatórios anuais corporativos, a iniciativa passa a se chamar"Relate ou Explique para Relatório de Sustentabilidade ou Integrado" (o nome anterior era "Relate ou Explique para Relatório de Sustentabilidade ou Similar").

Desta forma, a BM&FBOVESPA também expressa seu apoio ao IIRC - International Integrated Reporting Council, que tem como missão criar um modelo globalmente aceito para relato integrado. Este apoio remonta ao início do movimento, quando a BM&FBOVESPA foi anfitriã da visita do Board do IIRC ao Brasil, em novembro de 2011.

O "Relate ou Explique" é uma recomendação lançada pela Bolsa em dezembro de 2011 em parceria com a GRI - Global Reporting Initiative, que tem como objetivo facilitar o acesso do mercado - especialmente investidores e analistas - a informações não financeiras, que cada vez mais impactam na decisão de investimento.

Na última medição, em junho de 2013, 66,29% das companhias aderiram à iniciativa, publicando essas informações ou explicando por que ainda não o faziam, demonstrando compromisso com gestão de risco e atenção a oportunidades relacionadas à agenda de sustentabilidade.

Para participar, as empresas precisarão informar no item 7.8 do Formulário de Referência, até 31 de maio, se publicam um relatório de sustentabilidade ou integrado. Em caso positivo, devem indicar o website em que pode ser acessado. Em caso negativo, explicar por que não o fazem.

O novo banco de dados do "Relate ou Explique" será divulgado até o final de junho, no site da BM&FBOVESPA.

Fonte: bmfbovespa.com