Brasil

Grupo Attitude inova com licenciamento de serviços de comunicação

26/02/2014

Modelo inédito permite que empresas de comunicação e/ou agências digitais expandam seus negócios com serviços integrados de relações com a mídia, relação com investidores, comunicação interna, sustentabilidade, marketing digital e vídeos/webTV, monitoramento, pesquisa, publicidade, tecnologia e inteligência competitiva

SÃO PAULO, 26 de fevereiro de 2014 /PRNewswire/ -- O Attitude, grupo líder na América Latina em comunicação de negócios e construção de relacionamentos para reputação, lança hoje sua estratégia de expansão geográfica via licenciamento. Inédito e desenvolvido sob a orientação da Cherto Consultoria, o Sistema de Licenciamento Attitude visa propiciar um maior crescimento dos negócios atuais do grupo, no Brasil e no exterior, por meio da estruturação de uma ampla rede de empresas de comunicação e agências digitais. Os primeiros dois licenciados são a Mendes & Nader Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social, com atuação nas regiões administrativas de Campinas e de Sorocaba, e a MZ Índia (em Mumbai).

O Sistema de Licenciamento Attitude permite que os seus integrantes ofereçam às empresas de suas regiões todos os produtos/ferramentas e serviços do portfólio do grupo, bem como possibilita que tais integrantes possam distribuir seus serviços pela Rede Attitude. O grupo conta com o mais completo portfólio da América Latina, formatado e testado para satisfazer as demandas estratégicas e executivas dos clientes.

No âmbito estratégico, o Attitude disponibiliza serviços de: mapeamento de stakeholders; consultoria de competitividade e portal de governança; indicadores customizados para gap de valor, gap de percepção (imagem e reputação) e riscos empresariais; pesquisa e diagnóstico e inteligência competitiva. O objetivo dessa atuação é assegurar a concepção de planos integrados de comunicação de negócios dos clientes.

No âmbito executivo, o grupo conta com ferramental exclusivo e presta serviços de: comunicação corporativa, mídia, interna e gestão de crises (PR); comunicação financeira (RI), sustentabilidade e governança; marketing digital, vídeos/webTV e publicidade; relações institucionais e governamentais (PA) e monitoramento, pesquisa e inteligência competitiva. Essas cinco competências, empregadas de forma sistêmica, asseguram a operacionalização das estratégias definidas pelos clientes quanto ao posicionamento desejado de "marca, valor, imagem e reputação".

Os serviços comercializados pelo Sistema de Licenciamento Attitude são executados pela equipe do grupo e/ou equipes conjuntas com licenciados especialistas. O licenciado fica responsável por assegurar excelência no relacionamento com os clientes, pelo que capturam uma participação líquida que varia de 5 a 12% do valor dos contratos.

HISTÓRICO E CONCEITO DO LICENCIAMENTO ATTITUDE

Desde 2011 a Cherto Consultoria trabalha com o Grupo Attitude para melhorar processos internos e desenvolver um modelo de expansão que garanta o melhor equilíbrio entre eficiência/qualidade de serviços e relacionamento local com os clientes. Nos últimos três anos foram criados padrões mínimos nos processos que permitem replicabilidade, aperfeiçoamento contínuo e aplicação em larga escala com baixos riscos operacionais.

"Fizemos muito benchmarking e transpusemos, não replicando, mas "reaplicando", ou seja, aplicando com muitas alterações, sutis, mas relevantes, diversas estratégias que funcionam em outros universos", comenta Marcelo Cherto, Presidente da Cherto Consultoria. Cherto completa que, "em muitas vezes, tivemos que trabalhar mais como cientistas, pesquisando algo novo, do que como consultores".

Principais características do Sistema de Licenciamento Attitude

Perfil do licenciado

  • Ser empreendedor (pessoa física) ou empresa com algum conhecimento no segmento de comunicação/digital;
  • Possuir sólido relacionamento com tomadores de decisão em potenciais clientes (foco na expansão regional);
  • Estar localizado em cidades com relevância de PIB e/ou polo industrial, comercial ou agropecuário; e
  • Estar alinhado com os valores empresariais do Grupo Attitude.

Como funciona?

  • O licenciado pode oferecer todos os produtos/ferramentas e serviços do Grupo Attitude aos seus clientes;
  • O serviço é prestado pelo Grupo;
  • O licenciado é responsável pelo relacionamento com o cliente;
  • Os produtos e serviços do licenciado podem ser oferecidos na Rede Attitude; e
  • O licenciado tem à sua disposição as tecnologias proprietárias do Grupo.

Vantagens ao licenciado

  • Dispor de portfólio completo de produtos e serviços de comunicação (negócios e relacionamento multi-stakeholder), sem necessidade de investimento ou equipe própria;
  • Partilhar receita líquida na relação de 5% a 12% sobre os contratos conquistados;
  • Comercializar/executar seus produtos e serviços a outros clientes da Rede Attitude;
  • Treinamento sobre os produtos e serviços do Grupo Attitude (compartilhar experiências);
  • Intercâmbio de melhores práticas de gestão de empresas de comunicação;
  • Baixo custo/alto retorno: taxa de licenciamento de R$ 30 mil a R$ 50 mil; e
  • Grande alavanca relacionamentos empresariais com baixo risco operacional.

Decio Paes Manso, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Attitude, complementa que além do relacionamento com as empresas locais, os licenciados precisam estar alinhados com os valores do Grupo Attitude, que são: forte relacionamento com o cliente, grande capacidade de execução, empreendedorismo (determinação e perseverança) e meritocracia. "Queremos e vamos crescer como nenhum outro grupo de comunicação, e faremos isso com qualidade, solidez e sem abrir mão de nossas crenças", diz Decio Manso. O Presidente do Conselho de Administração ressalta ainda que espera que as receitas originadas pelo Sistema de Licenciamento Attitude correspondam a 10% do grupo ainda em 2014 e evoluam para 40% em 2016.

OS DOIS PRIMEIROS LICENCIADOS ATTITUDE

Os parceiros que o grupo busca para a Rede Attitude são empreendedores (pessoas físicas) ou empresas com alguma atuação comunicação (corporativa e/ou digital) que possuam sólido relacionamento com os tomadores de decisão de potenciais clientes. "Queremos expandir aproveitando o alto potencial do mercado de comunicação em regiões estratégicas, oferecendo um amplo portfólio com avançadas plataformas tecnológicas, sem abrir mão do sotaque local", explica Rodolfo Zabisky, CEO do Grupo Attitude.

Marcelo Cherto enxerga que esse modelo terá como principal vantagem aos licenciados a possibilidade deles aproveitarem toda a experiência dos integrantes do Grupo Attitude e diversos outros benefícios que essa relação pode gerar, ao mesmo tempo em que mantém um grau razoável de liberdade para adaptar sua atuação às necessidades e à cultura do mercado no qual atuam. "Assim, os licenciados podem manter a agilidade de empresas locais, ao mesmo tempo em que contam com uma gama de conhecimentos altamente especializados e serviços/recursos que só uma empresa de maior porte consegue ter", complementa o Presidente da Cherto Consultoria.

O Sistema de Licenciamento Attitude nasce com dois importantes licenciados, um no interior de São Paulo e outro na Índia. Sediado em Mumbai, a MZ Índia é o primeiro licenciado no exterior e foca inicialmente em serviços de relações com investidores (RI) e relacionamento com a mídia (PR). A Índia é o país com o maior número de empresas listadas em bolsa de valores, 20 vezes maior que o mercado brasileiro.

O primeiro licenciado no Brasil é a Mendes & Nader Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social. Fundada em 1991, a empresa conta com importantes clientes como os Laboratórios MSD e Takeda, a Syngenta, o McDonald‘s e a Indústria Guarany, entre outros. Além da forte atuação em relações públicas, voluntariado corporativo e team building social nas regiões administrativas de Campinas e de Sorocaba, a Mendes & Nader possui competência única no desenvolvimento de projetos de responsabilidade socioambiental, diversos deles premiados nacionalmente. Essa expertise será aproveitada por todos os integrantes da Rede Attitude.

"As organizações demandam um olhar sistêmico para seu negócio, soluções mais amplas, mas com respeito à cultura local. Vamos unir expertises para gerar resultados mais efetivos numa região que, se formasse um Estado, seria o segundo mais industrializado do Brasil e representa hoje uma economia maior que a do Uruguai", dizRicardo Mendes um dos sócios da Mendes & Nader. Para Silvana Nader, também sócia da empresa, a ideia é aprimorar e dar escala a programas de sustentabilidade e ações estruturadas de responsabilidade socioambiental, "cada vez mais alinhadas ao negócio, mas agora com o suporte de plataformas que agregam valor e ampliam resultado e impacto dos projetos", afirma.

"Transformar a comunicação é a missão do Grupo Attitude e o lançamento do sistema de licenciamento é só mais uma prova de que buscamos transformar a comunicação, não somente com serviços inovadores mas, também, com a atração permanente de empreendedores", enfatiza Rodolfo Zabisky. "Juntos construiremos a comunicação transformadora", conclui o CEO.

Sobre o Grupo Attitude (www.attitude-global.com): o Attitude é o grupo líder na América Latina em comunicação de negócios e construção de relacionamentos para incremento da reputação. O grupo tem atuação no âmbito estratégico e executivo. No primeiro caso, assegura a concepção de planos integrados de comunicação de negócios dos clientes. No âmbito executivo, o Grupo Attitude conta com técnicas exclusivas e presta serviços de: comunicação corporativa, mídia, interna e gestão de crises (PR); comunicação financeira (RI), sustentabilidade e governança; marketing digital, vídeos/webTV e publicidade; relações institucionais e governamentais (PA) e monitoramento, pesquisa e inteligência competitiva. Essas cinco competências, empregadas de forma sistêmica, asseguram a operacionalização das estratégias definidas pelos clientes quanto ao posicionamento desejado de "marca, valor, imagem e reputação". O grupo apresentou faturamento consolidado de R$85 milhões em 2013, e conta com mais de 650 colaboradores que atendem 1.500 clientes em 14 países. O Grupo Attitude possui sede em São Paulo, escritórios no Rio de Janeiro e em Campinas e bases próprias na América do Norte e Ásia (Chicago,Nova York, San Diego, Hong Kong, Sidney, Taipei e Vancouver). O fundo de private equity Jardim Botânico é acionista do grupo com 16% do seu capital.

Mais informações:

Licenciamento: Melissa Angelini

melissa.angelini@attitude-global.com / 11 3529-3892

Imprensa: André Lorezentti

andre.lorenzetti@lvba.com.br / 11 3529-3725

www.attitude-global.com

www.facebook.com/grupoattitude