Mundo

Índia e Paquistão negociam entrada na Organização para Cooperação de Xangai

29/10/2015

O roteiro para a adesão da Índia e do Paquistão à Organização para Cooperação de Xangai (SCO) foi elaborado e apresentado para os Estados-Membros, de acordo com a assessoria de imprensa da Estrutura Regional Antiterrorista da SCO.

"O roteiro para conceder à Índia e ao Paquistão a qualidade plena de membro da SCO foi elaborado em conformidade com as decisões do Conselho dos Líderes dos Estados-Membros da SCO em 10 de julho de 2015 em Ufá", diz o comunicado.

O plano foi discutido na reunião dos coordenadores nacionais da SCO em Pequim na semana passada, segundo a assessoria de imprensa. Espera-se que a implementação do roteiro seja discutida na reunião do Conselho de Chefes de Governo da SCO, em dezembro na China.

A SCO é uma aliança política, econômica e militar, fundada em 1996, composta por seis Estados-Membros, incluindo a Rússia, China, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Uzbequistão. A decisão de iniciar o processo de inclusão da Índia e do Paquistão na organização foi feita durante a reunião de julho, na cidade russa de Ufa.

No momento, a Índia e o Paquistão, bem como a Mongólia, Irã e Afeganistão mantêm o status de observadores, enquanto a Bielorrússia, Turquia e Sri Lanka são parceiros no diálogo com a SCO.

Fontes: Agência Sputinik Brasil e Agência Brasil