Mundo

União Europeia confirma acordo com Atenas para terceiro resgate

11/08/2015

A União Europeia confirmou hoje (11) que a Grécia e os seus credores internacionais chegaram a acordo para conceder um terceiro resgate financeiro ao país.

O ministro das Finanças grego, Euclides Tsakalotos, anunciou o acordo nessa terça-feira, mas admitiu que ainda falta acertar alguns "pequenos detalhes".

A Grécia e seus credores chegaram a um acordo sobre as metas orçamentárias do país para os próximos três anos, informou fonte governamental citada pela agência estatal ANA.

Foi acertado que a Grécia vai enfrentar um déficit primário (saldo orçamentário, excluindo os pagamentos da dívida) de 0,25 do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015, antes de um excedente primário de 0,5% do PIB em 2016, de 1,75% em 2017, e de 3,5% em 2018, segundo a fonte.

O governo grego quer que o texto do acordo seja votado pelos deputados na quinta-feira (13), para que seja apresentado no dia seguinte aos ministros das Finanças da zona do euro (Eurogrupo).

Esse cenário, caso se concretize, permitiria a entrada em vigor do novo plano de ajustamento antes de 20 de agosto, data em que a Grécia deve fazer mais um reembolso ao Banco central europeu no valor de 3,4 bilhões de euros.

Fonte:Agência Brasil