Mundo

Public Interest Registry anuncia período de "sunrise" para novos nomes de domínio internacionalizados

22/04/2014

Detentores de marca comercial registrada poderão submeter pedidos de três novos domínios de nível superior

A Public Interest Registry - a operadora sem fins lucrativos do domínio .org -- lançou hoje a primeira fase de registro, conhecida como "Sunrise Period" (período do amanhecer), para três novos nomes de domínio internacionalizados (IDNs -- Internationalized Domain Names). Os detentores de marca comercial de domínio qualificados poderão submeter pedidos para cada um desses três novos domínios, que podem ser traduzidos como "organização" ou "instituição" em scripts não baseados no alfabeto latino: um no alfabeto devanágari, um no alfabeto cirílico e um em chinês simplificado. O registro será aberto a todos os interessados em 27 de maio.

Ao possibilitar às organizações colocar sua marca em endereços de websites, em scripts localizados, a Public Interest Registry está criando oportunidades para as organizações comunicarem melhor suas missões, atividades e realizações às populações que falam e escrevem nesses alfabetos largamente usados. Esses novos domínios demonstram ainda mais o compromisso da Public Interest Registry de ajudar as organizações a maximizar a capacidade de atingir suas audiências em uma escala global.

"O lançamento desses nomes de domínio internacionais nos permite continuar expandindo nossa missão permanente de tornar a Internet um espaço global, acessível a organizações em todo o mundo", disse o CEO da Public Interest Registry, Brian Cute. "Agora, mais do que nunca, as organizações terão a oportunidade de intensificar suas comunicações com os usuários nativos dos alfabetos devanágari, cirílico e chinês simplificado, enquanto promovem suas missões e causas", declarou.

Hoje em dia, há aproximadamente:

  • 143,5 milhões de pessoas na Rússia usando o cirílico russo como alfabeto oficial do idioma nacional;

  • 497 milhões de pessoas que falam hindi como primeiro idioma e 120 milhões como segundo idioma;

  • 1,4 bilhão de pessoas que falam e escrevem em alguma forma do chinês.

Nos últimos anos, a Public Interest Registry surgiu na vanguarda do suporte ao uso de scripts alternativos, tendo trabalhado de perto com organismos definidores de padrões e membros da comunidade de engenharia para criar e lançar diversos scripts alternativos para nomes de segundo nível, associados ao .org. Até o momento, o registro dá suporte a 11 IDNs, disponíveis para adoção pelo usuário com o .org, em idiomas que incluem dinamarquês, alemão, húngaro, polonês, espanhol e sueco, entre outros.

Para mais informações sobre a Public Interest Registry ou para consultar a lista completa de registros que oferecem os novos IDNs, por favor, visite www.pir.org.

Sobre a Public Interest Registry

A Public Interest Registry é uma corporação sem fins lucrativos que opera o domínio de nível superior .org, o terceiro maior domínio de nível superior "genérico" do mundo, com mais de 10 milhões de nomes de domínio registrados mundialmente. Como defensora da colaboração, proteção e segurança na Internet, a Public Interest Registry assumiu a missão de capacitar a comunidade global não comercial a usar a Internet de uma maneira mais eficaz e a ocupar uma posição de liderança entre os grupos de interesse na Internet, no que se refere a políticas e outras questões relacionadas ao sistema de nomeação de domínios. A Public Interest Registry foi fundada pela Internet Society ( http://www.internetsociety.org ) em 2002 e é sediada em Reston, Virgínia, EUA.

Contato:

Lindsay Hyman

+1-202-223-9260

pir@allisonpr.com

FONTE Public Interest Registry/PRNewswire