Mundo

Ethisphere anuncia as empresas mais éticas do mundo em 2014

20/03/2014

Prêmio reconhece as principais empresas que utilizam padrões e práticas empresariais éticos como elemento central dos seus objetivos de crescimento e desempenho

O Ethisphere Institute, um centro de pesquisa independente que promove as melhores práticas em ética corporativa e conformidade, anunciou hoje a escolha do prêmio 2014 World‘s Most Ethical Companies®. A nomeação da empresa mais ética do mundo reconhece as empresas que realmente vão além das declarações sobre fazer negócios de maneira ética e transformam essas palavras em ações. Os receptores do prêmio de empresa mais ética do mundo promovem padrões e práticas empresariais éticos de maneira interna, além de incorporar a teoria de "capitalismo consciente" em tudo que fazem, em todo funcionário que contratam e em todo parceiro que trazem à sua rede, para assegurar-se de oferecer valor de longo prazo para os principais interessados, como clientes, fornecedores, órgãos reguladores e investidores. Ao liderar o setor em termos de conformidade, governança corporativa e responsabilidade social, as empresas mais éticas do mundo realmente alinham práticas de negócios éticas e desempenho, além de moldar os padrões futuros de negócios éticos do setor.

"Na economia global complexa da atualidade, o cumprimento das expectativas de desempenho pode ser cada vez mais desafiador para as empresas, ao mesmo tempo em que lidam com as diversas necessidades de conformidade e sustentabilidade em vários lugares e culturas", afirmou Tim Erblich, diretor geral do Ethisphere Institute. "Os desafios globais econômicos e sociais, que vão desde anticorrupção a segurança e privacidade, aceleram a necessidade das empresas e organizações de adotar a ética e a governança como pontos essenciais para os negócios. A falha ao estabelecer os mais altos padrões e práticas empresariais éticos em uma organização pode resultar em consequências inaceitáveis, que incluem impactos humanos e riscos operacionais. Essas organizações levaram esse desafio adiante e reconhecem que as principais práticas empresariais éticas representam uma oportunidade sem precedentes de oferecer importantes benefícios organizacionais tangíveis e intangíveis. Os homenageados deste ano, de todos os países e setores, entendem que excelentes programas de conformidade, investimento na cultura corporativa de integridade e ética empresarial sólida representam papeis importantes para atrair e reter talentos, expandir os negócios de maneira global e estimular o desempenho financeiro. Juntos, nos comprometemos a estabelecer as melhores práticas em vários setores e a desenvolver ferramentas eficazes de benchmarking para influenciar e ajudar outras organizações a enfrentarem esse desafio compartilhado."

Os 144 homenageados deste ano representam 41 setores; entre eles, há 21 que recebem o prêmio pela primeira vez. Em oito anos de reconhecimento às empresas, este ano o Ethisphere homenageia o maior grupo de organizações fora dos EUA: 38 organizações de 21 países e 5 continentes.

"O princípio do Ethisphere de que ‘a ética leva ao desempenho‘ confirma nossas ideias e se alinha à abordagem daMarriott de fazer negócios com integridade, de maneira contínua", afirmou Arne Sorenson, presidente e diretor geral da Marriott International, Inc.

"Sentimo-nos honrados por termos sido nomeados uma das empresas mais éticas do mundo em 2014 pelo Ethisphere, pois isso ressalta o compromisso firme da GE com seus clientes, parceiros de negócios e funcionários, para atuar com integridade e liderar pelo exemplo todos os dias", afirmou Brackett Denniston, sênior vice-presidente e diretor jurídico da GE.

"A Gap Inc. está muito orgulhosa por receber essa homenagem pelo oitavo ano consecutivo. É a prova do trabalho árduo dos nossos incríveis funcionários e dos princípios éticos que comandam nossas interações, além de ser essencial para nosso crescimento e sucesso futuros", afirmou Wilma Wallace, vice-diretora jurídica e vice-presidente da Gap Inc.

"Estamos muito felizes pelo reconhecimento com essa homenagem. Sermos escolhidos como a empresa mais ética do mundo em 2014 ressalta nosso compromisso de manter o nível mais alto dos padrões essenciais para construir e manter a confiança dos nossos intervenientes", afirmou Rodney O. Martin, Jr., presidente e diretor geral da ING U.S. "Esses padrões fazem parte das nossas políticas e valores, e o mais importante é que os colocamos em prática na forma de conduzir nossos negócios diariamente. Estou orgulhoso dos nossos funcionários e da empresa."

A avaliação da empresa mais ética do mundo se baseia no sistema Ethics Quotient™ do Ethisphere Institute. O sistema Ethics Quotient foi desenvolvido após anos de esforço para proporcionar meios de avaliar o desempenho das organizações de maneira objetiva, consistente e padronizada. Em vez de avaliar todos os aspectos da governança corporativa, risco, sustentabilidade, conformidade e ética, o Ethisphere coleta uma amostra abrangente de uma data determinada das principais competências. A metodologia do sistema Ethics Quotient foi determinada, examinada e aprimorada com base nas recomendações e conhecimentos especializados da rede de líderes do Ethisphere e do painel consultivo de metodologia do prêmio World‘s Most Ethical Company. A pontuação é gerada em cinco categorias: ética e programa de conformidade (25%), reputação, liderança e inovação (20%), governança (10%), cidadania e responsabilidade corporativa (25%) e cultura de ética (20%).

A lista completa dos vencedores do prêmio 2014 World‘s Most Ethical Companies pode ser encontrada emhttp://ethisphere.com/worlds-most-ethical/wme-honorees.

Sobre o Ethisphere® Institute

O Ethisphere® Institute é um centro de pesquisa, melhores práticas e liderança independente, que promove as melhores práticas em ética corporativa e conformidade, e permite que as organizações aprimorem a governança, mitiguem os riscos e melhorem a relação com os funcionários, parceiros de negócios, investidores e a ampla comunidade de órgãos reguladores. O Ethisphere avalia e compara programas de conformidade e governança, e homenageia as conquistas por meio do seu programa de reconhecimento World‘s Most Ethical Company®, além de publicar a revista Ethisphere Magazine. O Ethisphere também é o principal fornecedor de verificação independente de ética corporativa e programas de conformidade, como o Ethics Inside® Certification, Compliance Leader Verification™ e Anti-Corruption Program Verification™.

FONTE Ethisphere Institute/PRNewswire