Mundo

O Mundo Comemora os 25 Anos da Web

11/03/2014

Os usuários da Web do globo inteiro compartilham mensagens de aniversário por #web25 para marcar o dia em que Tim Berners-Lee inventou a World Wide Web

Hoje, as pessoas de todas as partes do globo se unem ao inventor da Web, Tim Berners-Lee, para desejar à rede World Wide Web um feliz aniversário de 25 anos. Estão todos convidados a compartilhar seus cumprimentos de aniversário nas redes sociais usando #web25. Algumas saudações serão selecionadas para serem postadas no site oficial de aniversário, webat25.org.

Berners-Lee, a World Wide Web Foundation e o World Wide Web Consortium estão convocando as pessoas para participarem e agirem para proteger e aperfeiçoar a Web aberta em 2014. O W3C reunirá especialistas em um simpósio sobre o futuro da Web em outubro (w3.org/20), enquanto que a Web Foundation é a ponta de lança do movimento Web We Want (webwewant.org), uma campanha global para garantir a proteção legal dos direitos de usuários da Web em todo e qualquer país.

Relembrando seu tweet durante as Olimpíadas de 2012, "This is for Everyone", Berners-Lee comentou:

"Os bilhões de usuários da Web são o que faz desta rede a maravilha que ela é. Espero que muitos entre eles comemorem hoje, junto comigo, este importante marco histórico. Também espero que este aniversário inicie um diálogo global sobre a necessidade de defendermos os princípios que tornaram a Web tão bem sucedida e de liberarmos o potencial ainda não totalmente explorado da Web. Creio que podemos montar uma Web realmente para todos: acessível a todos, a partir de qualquer aparelho ou dispositivo, e capaz de potencializar-nos a todos para garantir nossa dignidade, nossos direitos e nosso potencial como seres humanos. Diga-nos o que você sonha para a Web através da #web25."

A Web transformou a sociedade em muito pouco tempo. No entanto, ainda restam muitos desafios à nossa frente:

  • Como fazemos para conectar as 3 de cada 5 pessoas do mundo inteiro que ainda não estão online?
  • Que soluções novas e inclusivas existem para evitar uma Web fragmentada?
  • Nossa capacidade de nos fazer ouvir e de nos organizarmos coletivamente online está em risco devido à censura e vigilância e, além disso, qualquer pessoa online sofre a ameaça do crime cibernético. Como podemos atender à demanda de liberdade, privacidade e segurança online?
  • No mundo inteiro, menos de 10% dos principais bancos de dados governamentais estão livres para serem reutilizados online, o que limita drasticamente a inovação impulsionada pela Web. Como podemos desbloquear a força dos dados livres?
  • A Plataforma Aberta da Web tem que ser capaz de expandir-se para atender às demandas da indústria através de muitos dispositivos conectados. Como lidar com os desafios gerados por tal diversidade?
  • Como promovemos um ecossistema vigoroso de inovação a longo prazo, ao invés de jardins murados muito menos férteis?

Pedimos a todos que:

  • Enviem votos de aniversário via #web25
  • Participem com o Tim Berners-Lee do AMA (Ask Me Anything) do site Reddit no dia 12 de março, às 19 horas (fuso GMT)
  • Entrem na Campanha Web We Want (webwewant.org), co-organizada pela Web Foundation, e participem de eventos e atividades em seu país ou comunidade para defender os direitos dos usuários na Web e à Web.
  • Participem e assistam ao streaming ao vivo do Simpósio de 20o. Aniversário do W3C no dia 29 de outubro, em Santa Clara, Califórnia, patrocinado pela Intel.

Para obter mais informações, visite webat25.org, webfoundation.org ou w3.org.

FONTE World Wide Web Foundation; World Wide Web Consortium/PRNewswire